Estética Gaga

O longa-videoclipe “Telephone”, single do último álbum de Lady Gaga em dueto com a cantora-dançarina-atriz-diva Beyoncé, trata-se de um material esteticamente interessante. Carreira, qualidade musical e polêmicas à parte, esse vídeo, produzido pelo sueco Jonas Akerlund (já trabalhou com Roxette nos anos 80, Madonna, Pink, etc…) traduz o zeitgeist da estética contemporânea – recortes de referências de lugares, épocas, estilos diferentes – que por uma junção específica produzem imagem sem precedentes. Nunca se utilizou tanto do passado para fazer o presente, o atual.

No clipe reconhecemos referências diversas, que contam uma história atual e inovadora, dentro do contexto que se encontra. Dentre elas: mulheres que são femininas e masculinas ao mesmo tempo (diga-se as senhoras fisioculturistas de salto alto e as policiais sadomasoquistas de seios à mostra e as encarceradas badgirls, ou boys, não sei).

A própria Gaga se arma de peças de couro (impossível não lembrar de Madonna no álbum Erotica, de 1992), óculos de cigarros (conceito ótimo), correntes e bobs de latinha de Coca Cola Light. Mas, ao sair da prisão, vira lady refinada (com ares de Michael Jackson), depois cozinheira vestida de papel manteiga (vale destacar os chapéus com referências a la Schiparelli), depois a mistura de Axl Rose com Mulher Maravilha. Sem contar a referência óbvia de pin-ups dos anos 50 de Beyoncé (um estilo nunca antes adotado pela cantora), surpreendente com sua franjinha Bettie Page e seu casaco a la Sargent Pepper. Isso tudo misturado num contexto Kill Bill, marca de Tarantino, anos 2000. Fora tantas outras referências que podem ser vistas ao longo do clipe.

O mais engraçado é que da pra ver claramente o perfil de Gaga em meio a tantas referências, além do drama e da sexualidade explorada na sua imagem. Ela é a mistura, convergindo tantas referências diferentes em uma aparência moderna, que não poderia ser feita em outra época senão a atual.

Juli Rosa

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Como? Ideias de moda, Quem? Pessoas de moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s