A roupa comunicando em “Eden à l’Ouest”

Cartaz do filme “Eden à l’Ouest”, de Costa-Gavras

No ano de 2009, fomos brindados com algumas pérolas na relação intercambiante entre as linguagens do cinema e da moda. Entre os que entraram no circuito comercial, destacaram-se “Coco antes Chanel”, “Guerras de Noivas”, “Abraços partidos” e “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”. Mas, em abril, no Festival de Recife, vimos o filme mais interessante: “Eden à l’Ouest” do cineasta grego Costa-Gavras, ainda inédito no Brasil.

O personagem principal é Elias (o italiano Riccardo Scamarcio, de “Meu irmão é filho único”). Ao pular de uma embarcação lotada de imigrantes ilegais ele acorda numa praia de naturismo, dentro de um sofisticado “resort” europeu. De lá Elias começa uma odisséia pelo continente, sem conhecer os idiomas locais, sem roupas e sem documento.

O interessante é que a narrativa do filme vai sendo construída e pontuada pelo vestuário masculino do protagonista. Desde o início o seu modo de presença naquela sociedade é marcado pela linguagem não verbal, com ênfase nas roupas que usa. A gestualidade e as atitudes dele lembram Carlitos de Chaplin.

Ao acordar numa praia de nudismo, basta despir-se para não chamar atenção. Ou seja, seu reconhecimento como ser social se faz pela vestimenta que instaura um processo comunicação entre ele e os outros. Rouba a roupa de um hóspede e é confundido como tal, chegando a ser disputado pelas mulheres. Em seguida, ele encontra outras roupas e, ao vesti-las, é chamado para desobstruir um vaso sanitário, já que ele vestia o uniforme do “resort”. Portanto, Elias se torna visível pelas roupas: são elas que inauguram, deslocam e articulam a existência do personagem.

Colaboração de Jô Souza

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Como? Ideias de moda

2 Respostas para “A roupa comunicando em “Eden à l’Ouest”

  1. Carla

    Maíra eu amei esta materia, será que a Jô Souza não se interessa em publica-la no meu site, garanto que meus leitores irão amar…se aceitar apenas me envie em word o texto e uma imagem pra chamada….beijao

  2. Pingback: Cinema e Moda por aí « CineModa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s