A Elegância de Woody Allen

Diane Keaton e Woody Allen em Annie Hall. Fonte: http://www.imdb.com.br

Woody Allen é um dos maiores cineastas de todos os tempos. São tantas as razões que minimizá-las em dois ou três adjetivos para caber nesse post seria sacanagem. Para mim, basta um motivo: ele me fez voltar a acreditar no amor.

Não ficando apenas no pessoal, trago outro motivo: o figurino de Annie Hall (Diane Keaton), no filme homônimo ao da personagem (no Brasil, ficou conhecido como Noivo neurótico, noiva nervosa).

Annie Hall  diverte o espectador trazendo um despojamento elegante em seus looks, assinados pelo estilista Ralph Lauren. Grande nome da moda norte-americana a partir dos anos 70, Lauren foi responsável por reinventar o tradicionalismo usando roupas associadas à vida da elite proprietária britânica. 

O quase antagonismo dessas duas características – o despojado e o elegante – acontece justamente pela combinação de elementos do guarda-roupa masculino: camisas, calças, paletós largos, gravatas e coletes vestidos em uma personagem que circula entre um mundo fora dos padrões e outro mais careta. O estilo masculinizado, porém feminino, serve como passe livre para o trânsito entre os gêneros e os estilos de vida.

Ainda dá tempo de conferir a mostra “A Elegância de Woody Allen”, no CCBB – vai até 13.12 – que desde novembro vem exibindo todos os filmes do diretor.

Se correr, é possível pegar a sessão das 18:00, que exibirá, justamente, Annie Hall.

Maíra Zimmermann

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Onde? Lugares de moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s