Vintage X Retrô, eis a questão

Esq:Michael Jackson, fã inveterado dos Ray Ban's, na fase "Bad", anos 80, centro: Rihanna: versão réplica do modelo, dir: releituras do modelo, em formato mais arredondado e cores suuuperhypes

O uso do termo vintage tem sido utilizado pela indústria da moda para se referir ao que, até então, era designado como “retrô”. Mas essas duas expressões possuem conceitos diferentes, mas é muito fácil distinguí-los:

  • retrô: se refere à inspiração em roupas de épocas passadas para a produção de produtos novos, sendo uma releitura (ao se incorporar elementos e misturá-los a novas formas, resultando em algo diferente do original que o inspira) ou mesmo uma cópia idêntica ao original que serviu de inspiração;
  • vintage: é a peça original de época, em suas condições apresentadas, produzidas no passado, mas que voltam a ser usadas no presente.

Podemos ver claramente esse exemplo nos óculos modelo Wayfarer, da Ray-Ban, lançado nos anos 50, virou um clássico dos anos 80. Hoje com a febre de uso desse acessório pode-se adquirir um modelo vintage, nas feiras de antiguidade e brechós (ou mesmo revirando as gavetas dos pais) ou o modelo retrô, nas óticas ou nos balaios da 25 de Março.

É isso aí…looking back to see ahead!

Juliana Rosa

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Como? Ideias de moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s